sexta-feira, 28 de maio de 2010

Quando a verdade não quer calar


Certa vez o rei Davi, já estabelecido como autoridade sobre o reino de Judá passeava pela sacada do templo real. Ao chegar ali deu-se de cara com uma imagem tentadora. Davi começa a olhar por cima dos muros da casa de seu vizinho uma bela mulher, Bete-seba nua em pêlo, tomando banho.

É exatamente nessa hora que começa a queda de Davi. Quando em seu coração a cobiça se tornou em atitude, em ação, e tomado de “tesão” mandou buscar a mulher, para logo depois fazer sexo com ela. Não satisfeito, já totalmente cego de loucura e obcecado por aquela mulher, chama o marido dela, Urias, homem valente, que estava no campo de batalha para que ele pudesse “descansar” em sua casa, e aproveitar da bela mulher que tinha.

Mas Urias era homem íntegro. E disse; “Como eu posso ficar aqui descansando se meus homens estão pelejando no campo de batalha?”

Em resumo, Davi mandou Urias de volta a batalha, e o colocou no pelotão de frente para que o mesmo morresse, e foi o que aconteceu. Imagino que Davi agora estivesse aliviado, pois ninguém saberia da história do triste triângulo amoroso do qual Urias foi a maior vítima.

Mas Jesus mesmo disse;

"O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados." (Mateus 10 : 27)

Ou seja, a mentira nunca passará incólume diante os olhos de Deus.

Deus conta a Natã tudo o que Davi fez, e este vai de encontro a Davi, e cheio de autoridade desmascara toda a maldade de Davi através de uma parábola do qual o próprio Davi julgou-se culpado sem nem mesmo saber.

Natã disse a Davi de maneira figurada;

II Sm 12:1 Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
3 Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
4 E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
5 Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.
6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem.

Percebem? A mentira não pode subsistir diante daquele que é a verdade! Davi não contou a ninguém, mas Deus não deixou Davi varrer a sujeira para debaixo do tapete.

Deus gosta tanto da verdade, que não poupou nem mesmo Davi, o Rei de Judá, o homem segundo o seu coração, de ter essa história tão horrível escrita em sua palavra, porque para Ele a verdade está em primeiro lugar!

Tudo isso tem um propósito!

Ensinar-nos que a verdade sempre vai vir a tona, de uma forma ou de outra, pois como disse Jesus;

Jo 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário