quarta-feira, 17 de março de 2010

Quero ser um João Ninguém


Olha só o tesouro que existe nas escrituras que muitas vezes nos passa despercebido;

Lucas 3 : 1-2

1 E no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene,

2 Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias.

Veja bem, neste texto foram citados;

1 Imperador
1 Presidente
3 Tetrarcas (governadores da época)
2 Sumo Sacerdotes.

Mas o versículo 2 fala que a palavra do Senhor foi dada a João. João, simplesmente João. Nada de títulos, nada de posses, apenas João, o João Ninguém.

João não tinha posses, não tinha títulos, se alimentava de mel e gafanhotos, utilizava como roupa apenas uma pele de camelo amarrada com um cinto de couro, e vivia no deserto pregando o arrependimento dos pecados. João anunciava a vinda de Jesus.

Hoje, muitos estão preocupados em estar assentados a mesa das autoridades, dos famosos, dos poderosos, mas Deus quer dar a sua palavra aos humildes como João.

João, também conhecido como João Batista. Que vendeu tudo o que tinha depois da morte dos pais para pregar o evangelho. João que nasceu de uma mulher estéril, que era da linhagem de Arão, ou seja, poderia ser um Sumo Sacerdote e sentar-se ao lado da oligarquia da época, mas não, ele preferiu diminuir, para que o Senhor crescesse nele.

João que se julgava tão pequeno que profetiza que aquele que estava por vir (Jesus), ele não era digno nem mesmo de lhe amarrar as sandálias.

Quando lhe perguntavam sobre quem ele era, ele dizia que não era nada, apenas a voz que clamava do deserto dizendo; Endireitai o vosso caminho, pois é chegado o reino de Deus!

João Batista batizava com água, mas esperava a chegada daquele que batizaria com fogo...

Esse João Ninguém foi honrado a ponto de batizar o Rei dos Reis.

João Batista anos depois foi decapitado a mando de Herodes, por temer a revolução que ele estava fazendo na época, e também a pedido de uma mulher.

Pense bem, João Batista perdeu a sua cabeça e nome do evangelho. Cabeça nos fala de identidade, de razão, de controle. Será que estamos dispostos a perder a nossa identidade, a nossa razão, e nos entregarmos a vontade de Deus assim como João Batista?

Então, depois de escrever todo este texto eu digo;

Eu quero ser um João Ninguém!

E você?

Nele,

Em quem depositamos a nossa fé e esperança, e que é o provedor de todas as coisas...

Boa semana!

2 comentários:

  1. Do trono meu brother...revelação de DEUS! Que benção...Fabrício M.

    ResponderExcluir
  2. Bem...
    Eu acho melhor ser uma Maria Ninguém ;)

    ResponderExcluir